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Contorno de São Sebastião - Nova Tamoios trará importância vital para a região

Complexo viário inclui a duplicação da Rodovia dos Tamoios e a construção de vários trechos, que vão facilitar o acesso de veículos ao Porto de São Sebastião.


 
Redação PE

Santelmo Camilo - TV da Obra: A TV da Obra veio para o belíssimo litoral norte do Estado de São Paulo mostrar o Contorno de São Sebastião, da Nova Tamoios Contornos. Um complexo viário que inclui a duplicação da Rodovia dos Tamoios e a construção de vários trechos, que vão facilitar o acesso de veículos ao Porto de São Sebastião. Quando concluído, o contorno de São Sebastião deverá ser uma força motriz para o desenvolvimento local. O empreendimento vai levar mais segurança viária aos moradores. A principal meta é reduzir o número de mortes por atropelamento, nos trechos urbanos da rodovia e da avenida que corta os bairros de São Sebastião e Caraguatatuba. A obra deve facilitar, e muito, a chegada dos turistas às belas praias da região.

Paulo Celestino - Diretor de contrato dos lotes 3 e 4 da obra Nova Tamoios – Contorno São Sebastião: Esse projeto da Rodovia Nova Tamoios especialmente a do Contorno de São Sebastião, que juntamente com o projeto da descida da serra, que aliás vai ser a pista de subida no novo empreendimento que o Estado de São Paulo está realizando vai formar um complexo que trará uma importância vital para a região. Primeiro seria a retirada de todo tráfego pesado dentro das cidades de São Sebastião e Caraguatatuba. O outro fato importante que é o acesso ao Porto de São Sebastião, um dos maiores portos do Brasil com potencial de ser um dos maiores do Brasil pelo calado existente. Além de que, vai facilitar muito a vida do turista, pois é uma região de praia, muito valorizada pelas belas praias que existem no seu litoral. Então quem vem para cá vai ter um fluxo melhor, porque a gente sabe que todo ano é um transtorno aqui nas temporadas por conta desse caso. Esse projeto vai evitar, eu diria minimizar e até melhorar acessivemente a questão do deslocamento das pessoas.

Santelmo Camilo - TV da Obra: E aqui nesse trecho que está sendo construído um dos maiores túneis rodoviários do país, com quase 4 quilômetros.

Osmerivaldo de Sá Alves - Engenheiro de minas da obra: Esse túnel é uma obra importantíssima como você mesmo mencionou, um dos maiores do país. Nós estamos executando através da metodologia convencional NATM, que é o método mais utilizado do mundo, que proporciona segurança e conforto para os colaboradores nossos dessa obra. E também nos permite avançar com segurança, usando das mais modernas tecnologias em termos de equipamentos. Aqui ao nosso lado temos um jumbo, que é o que existe de mais moderno hoje em termo de perfuração de rocha, que proporciona além do conforto aos nossos funcionários também uma furação precisa, pois ele dispõe de um sistema de navegação, e nos permite uma alta produtividade com avanços largos superiores a quatro metros, quando o maciço permite. E também nos informa alguns dados importantes sobre as características mecânicas do próprio maciço rochoso.

Santelmo Camilo - TV da Obra: Os principais equipamentos usados na construção dos túneis são o jumbo e o robô de projeção de concreto. Os equipamentos na obra são detalhe à parte. Esse equipamento aqui, o jumbo, possui o sistema de navegação eficiente que fornece informações precisas sobre a segurança e qualidade da operação e informações sobre o maciço rochoso. Uma obra desse porte os cuidados ambientais precisam ter a mesma importância que a segurança e a engenharia.

João Bosco Tiburcio Bueno - Gerente de meio ambiente da obra: Antes de qualquer supressão, deve ser feito um trabalho com as nossas equipes nesses dois aspectos: resgate de flora, que a gente chama de banco de gemoplasma. Nós estamos na serra do mar, uma biota muito rica, uma vegetação muito rica por metro quadrado / quilômetro quadrado. Então dentro desse programa a gente busca passar com a nossa equipe de biólogo, auxiliar de meio ambiente, técnico de meio ambiente, resgatando tudo que é possível depois ser transplantado, gerado novas mudas para resgatar essa hereditariedade dessa floresta que é tão rica.

Santelmo Camilo - TV da Obra: O reúso de água é rotina nas frentes de trabalho. Na obra, há um sistema de tratamento e reutilização da água proveniente da operação com os jumbos.

Euzair Rodrigues Siqueira Junior - Gerente industrial da obra: Essa estação, após a entrada da água e passando pelas etapas de tratamento, a gente tem três reservatórios onde o volume armazenado é de cento e quarenta mil litros de água. Esse volume é suficiente para gente operar o túnel durante três dias pelo menos. Não aconteceu essa situação aqui até o momento, mas caso necessite, nós temos essa reservação de água também podendo ser utilizada em outras atividades, não somente na escavação. A água sai sem sujidades, com parâmetros adequados para serem descartados no corpo hídrico e reutilizada na limpeza de máquinas, na umidificação da pista, na central de concreto. Ela só não é própria para consumo humano, porque isso teria um custo mais elevado.

Santelmo Camilo - TV da Obra: E a gente se despede com esse belo visual ao fundo, mas com o compromisso de te encontrar em breve em qualquer lugar do Brasil ou do mundo. Porque TV da Obra é construção em movimento!

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