> > > > > > > > Máquina transporta graute para aplicação em torres de parque eólico

Bomba Poli-T

Com misturador de 180 litros para bombear, projetar e injetar rebocos

A Poli-T da Turbosol é uma rebocadora com bomba de parafuso e funcionamento hidráulico, utilizada para misturar, bombear, projetar e injetar rebocos tradicionais ou pré-misturados. O misturador do equipamento tem capacidade para 120 litros e é dotado de um motor com 1,8 kW. A granulometria máxima é de 6 mm e a vazão teórica da bomba varia entre 8 e 45 litros por minuto. A pressão de trabalho também é variável, com valores de 25 a 40 bar (bomba 2L6) e 15 a 30 bar (bomba T25).

Máquina transporta graute para aplicação em torres de parque eólico

Com funcionamento constante, Poli T EV / MP, da Turbosol, garantiu execução eficiente e segura, dentro dos requisitos técnicos da obra

Bomba - Projeção - Torres

O Parque Eólico de Aracati está localizado na cidade de mesmo nome, mais precisamente no Sítio Alto da Cheia, zona rural do município cearense. Com 60 km de extensão, o complexo possui 11 aerogeradores com capacidade para fornecer mais de 23,1 megawatts (MW). A energia produzida será direcionada para a subestação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

Sob responsabilidade da Energia dos Ventos S/A, o empreendimento iniciou suas atividades em maio de 2016 (sua licença de operação é válida até 22 de março de 2020). Até lá, a empresa cuidará do monitoramento ambiental, além de tomar todas as medidas preventivas em relação a qualquer tipo de poluição.

Desafio

Máquina - Graute - TurbosolO primeiro desafio estava relacionado às condições de trabalho, uma vez que parques eólicos têm características diferenciadas. Como explica Rodrigo Ritter Maia Dias, da QAP Engenharia – responsável pela obra –, “a rotina de trabalho é de 24 horas por dia e só é interrompida em razão de chuva, raios ou ventos muito fortes. Há, ainda, uma preocupação redobrada quanto ao meio ambiente, pois acontece de o complexo estar em uma área de preservação permanente. Nesse caso, quando se encontra qualquer artefato, é obrigação da obra encontrar sua origem para identificar se existe alguma ligação arqueológica”.

No caso do Parque Eólico de Aracati, era necessário executar as torres de concreto com graute, obedecendo aos padrões e critérios técnicos exigidos para a atividade. “Por se tratar de um ambiente hostil, precisávamos controlar a temperatura do substrato e dos materiais (incluindo sua armazenagem), principalmente no momento da aplicação”, afirma Ritter.

Para isso, foi necessário utilizar equipamentos adequados a essas condições, que fossem confiáveis, eficientes e de qualidade. As aplicações não poderiam ser interrompidas por quebra ou qualquer outro problema técnico relacionado aos maquinários.

Solução

Bomba - Parque - EólicoO equipamento que melhor atendeu às necessidades da obra foi a bomba Poli T EV / MP, da empresa Turbosol – uma rebocadora com bomba de parafuso, utilizada para misturar, bombear, projetar e injetar rebocos tradicionais ou pré-misturados. No caso dessa obra, ela foi utilizada para o transporte de graute. Testada e aprovada, a máquina suportou aplicações sob temperaturas elevadas e com ciclos de trabalho constantes.

“A solução da Turbosol não parou em nenhum momento. Quando a aplicação foi iniciada nas torres, a bomba só era desligada ao final do dia. Foram quatro dias de execução contínua, com cerca de 45 toneladas de concreto sendo processado e transportado para dentro das juntas. Tudo isso dentro dos critérios técnicos, com temperatura controlada envolvendo todas as variantes: substrato, água, produto, mistura e aplicação”, ressalta o profissional.

Ainda de acordo com Ritter, o apoio técnico da Turbosol foi fundamental para o êxito da obra. “Houve uma sinergia, uma preocupação em ter o produto certo, operando da maneira adequada. Recebemos todo o suporte comercial da empresa, que nos atendeu conforme as necessidades já apontadas. A equipe não nos deixou parados em nenhuma situação. E a manutenção dos equipamentos era executada pelos nossos próprios operadores, que foram treinados com antecedência.”

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

A Poli T EV / MP possui misturador do equipamento com capacidade para 120 litros e é dotado de um motor com 2,2 kW. A granulometria máxima é de 6 mm e a vazão teórica da bomba varia entre 8 e 45 litros por minuto. A pressão de trabalho também é variável, com valores de 25 a 40 bar (Estator/Rotor 2L6).

Descrição dA OBRA
Local: Acarati (CE)
Data (execução das torres): Início: setembro de 2015 / Término: abril de 2016
Fornecedor: Turbosol
Produto: Bomba Poli T EV / MP
Clique para obter catálogo e outras informações deste produto Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal dos Equipamentos

Veja também outros destaques da Turbosol no Portal dos Equipamentos

Complete seu cadastro

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos do Portal dos Equipamentos.