> > > > Método Não Destrutivo é utilizado em obras de gasoduto

Transtusa

Transtusa - Transtusa Brasil Ltda

Transtusa

Transtusa Brasil Ltda

ServiçosAvenida Ireno da Silva Venâncio, 199 Galpão 20 Sala 1ProtestantesVotorantim - SP - BrasilTelefone:(15) 3247-7415

Método Não Destrutivo é utilizado em obras de gasoduto

Transtusa utiliza o MND para a execução do trecho urbano, além de dispor de equipamentos próprios, corpo técnico e suporte tecnológico que contribuíram para o sucesso da obra

Obra - Gasoduto - Trecho Urbano

A Construção Gasoduto 8" Aço Carbono está localizada em Laranjal Paulista e Botucatu, interior de São Paulo. Com extensão de 101 km, trata-se de uma obra mista com perímetro urbano (assentamento de tubulação em áreas com trânsito e fluxo de pessoas) e rural (assentamento de tubulação em propriedades rurais, com escavação de terras e rochas). Estava prevista, também, a construção da ELP (estação de lançamento de PIG).

Gasoduto - Soldagem - TranstusaDesafio

As obras de gasoduto tinham muitos desafios a serem vencidos. O primeiro era com relação à execução nos trechos urbanos, pois estava previsto grande volume de escavação mecânica, o que causaria interdição das ruas e dos acessos principais do lote central que interliga as cidades de Laranjal Paulista e Conchas. Consequentemente, a execução influenciaria em um tempo maior para o prosseguimento das demais etapas.

No que diz respeito aos aspectos técnicos, as aplicações exigiram vasta experiência técnica, já que ocorram diversas atividades simultâneas, como engenharia civil (escavações, assentamento, recomposição e acabamento), engenharia mecânica (montagem mecânica, soldagem e revestimento), controle de qualidade (inspeção de solda, ultrassom, gamagrafia, testes de aderência, testes de estanqueidade e DCVG – Direct Current Voltage Gradiente), além da instalação de proteção catódica e Método Não Destrutivo.

Do ponto de vista dos prazos para a execução, existia a necessidade de cumpri-los à risca, pois era uma determinação do contratante, considerando ainda que a obra fazia parte das metas exigidas pelo órgão regulamentador. Ao mesmo tempo, durante a obra, houve a certificação ISO 14001 e 18001 – sendo a obra escolhida para ser referência e auditada no processo. Portanto, os critérios relacionados ao meio ambiente e segurança também deveriam ser priorizados.

Saiba mais: Método Não Destrutivo é maior aliado nas obras de trocas de ramais

Solução

A Transtusa foi o braço direito na execução das obras de gasoduto, dispondo de corpo técnico especializado, equipamentos de primeira linha e suporte tecnológico que garantiu agilidade e segurança para o andamento adequado de todos os processos.

"No caso dos trechos urbanos, optamos pelo Método Não Destrutivo em substituição à escavação mecânica, a fim de agilizar a execução e proporcionar o mínimo de impacto para a população. Para isso, utilizamos nossos equipamentos próprios – o Ditch Witch JT8020, com capacidade de pullback de 80 mil libras; e o Ditch Witch JT3020, com capacidade de pullback de 30 mil libras", conta Salviano Gomes Nogueira Junior, gerente de SSMQ da Transtusa, que complementa ao dizer que a execução diária era de 200 m.

Trecho - Rural - Urbano

Ele também ressalta que a empresa cuidou do planejamento detalhado dos planos de furos e do mapeamento de interferências (organização e locação das colunas de tubos, valas intermediárias, entrada e saída, horários programados para o puxe etc.).

"Como suporte à informação e à automatização dos processos, fornecemos à obra o sistema INSPETUBOS (Sistema de Gerenciamento de Obras de Gasodutos), no qual todos os processos de gestão de qualidade (ISO 9001) e controle operacional da obra (RDO, Soldadores, Inspetores, Relatórios etc.) foram gerenciados eletronicamente e online. Além disso, o cliente tinha acesso à plataforma para fiscalização e informação em tempo real", afirma Salviano.

Além do trecho urbano, foram executadas travessias em duas ferrovias, cinco rodovias, sítio arqueológico e área de proteção ambiental (APP). No total, foram 13,09 mil m executados pelo Método Não Destrutivo e 22,69 mil m por Escavação Convencional Mecânica.

Método Não Destrutivo - Trecho APP

DESCRIÇÃO DO SERVIÇO

A Transtusa está há quase duas décadas prestando serviços de perfuração dirigida (MND) para travessias e cruzamentos de rodovias, ruas, rios e APPs. Também atua na área de distribuição de gás natural a partir da criação de projetos e licenciamentos, execução de obras em redes de polietileno e aço, instalações internas residenciais e industriais, operação e manutenção. Dispõe de uma linha de equipamentos adequada para todos os tipos de execução, assegurando qualidade e eficácia.

Descrição dA OBRA
Local: Laranjal Paulista / Botucatu / Conchas (SP)
Data: Início: agosto de 2014 / Término: abril de 2015
Contratante: Gás Natural Fenosa
Fornecedor: Transtusa
Serviço: Execução de Método Não Destrutivo (MND)
Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal dos Equipamentos

Complete seu cadastro

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos do Portal dos Equipamentos.

+55 (11) 3879-7777

Fale conosco